Cobrança Digital é na Associação Comercial!

13 Nov 2018 Foto

Cobrança Digital.

 

Cobrança Digital da ACIA permite gestão de registros de débitos para pequenas e médias empresas

A solução da Associação Comercial em parceria com a Boa Vista SCPC oferece um ótimo custo-benefício ao empresário que está disposto a investir ainda mais em suas políticas de cobrança

            O pequeno e médio empresário que quer fortalecer sua estratégia de vendas e de cobrança pode contar com a Cobrança Digital da Associação Comercial. Essa ferramenta foi desenvolvida inteiramente em ambiente virtual e, com um acesso simples, rápido e prático, por meio de código e senha no website da ACIA – Associação Comercial (www.aciaonline.com.br) possibilita aos usuários a gestão de registros de débitos. Ou seja, a negativação e a exclusão de informações negativadas após o pagamento da dívida.

            A solução é ideal para empresas de todos os portes, mas tem sido muito requisitada por pequenas e médias empresas em Atibaia que preferem realizar a negativação manualmente. Essa ferramenta permite que clientes da ACIA – Associação Comercial negativem ou excluam o débito quando da regularização da dívida, de forma simples e rápida. Além disso, exibe o relatório de inclusões e exclusões realizadas pelo cliente, em qualquer período, e oferece download deste relatório, em Excel, para até dez mil registros.

            Segundo Alessandro Roberto Roncoletta, presidente da ACIA – Associação Comercial, quando implantada em uma PME, a Cobrança Digital ACIA evita que devedores continuem a buscar e a obter crédito em outras empresas ou instituições que, por não conhecerem a sua atual situação de risco, poderão conceder normalmente. Esse ciclo, segundo o dirigente, gera prejuízo às empresas envolvidas porque, muitas vezes, estimula um consumidor, seja PJ, seja PF, que já está endividado, a gerar novas dívidas, aumentando suas dificuldades para pagar.

            Podem ser incluídos no banco de dados do SCPC, por meio da Cobrança Digital ACIA pagamentos em atraso decorrentes de operações mercantis, financeiras ou prestação de serviços, legalmente comprováveis por meio de instrumentos próprios, tais como: contratos, notas promissórias, títulos de crédito (boletos, carnês, entre outros), orçamentos aprovados e duplicatas.

            Em caso de parcelamento, o credor pode negativar a parcela em atraso ou valor total. Tudo depende do contrato firmado com o consumidor. Para efeito de comprovação do débito registrado, a ACIA pode solicitar ao cliente os documentos que originaram a inclusão do débito. O cliente deve guardar os documentos por cinco anos da última movimentação no banco de dados do SCPC.

            Com a Cobrança Digital ACIA, também é possível negativar avalista de PF e avalista de PJ. E, em todos os casos, o débito deve ser excluído imediatamente, caso o cliente comunique o pagamento, tanto após a quitação quanto a renegociação. Já quando a conta não é paga, o registro de débito pode permanecer anotado a um CPF ou CNPJ no prazo máximo de cinco anos, contados a partir da data do débito. Após os cinco anos, o registro é excluído automaticamente da base do SCPC. Este último processo é denominado como Decurso de Prazo. Após o devedor quitar ou pagar a primeira parcela, no caso de renegociação da dívida, o cliente deve comunicar a ACIA para a exclusão do débito na base do SCPC. O prazo máximo orientado pela ACIA para essa exclusão é de 72 horas.

            Seguindo a determinação do Código de Defesa do Consumidor, o registro de débito em atraso no banco de dados do SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito é comunicado por escrito aos devedores, inclusive avalistas/fiadores, se houver. Para isso, foram desenvolvidos os comunicados de Aviso de Débito SCPC. Todos possuem campos para os dados de contato do credor e espaço para texto customizado. Além disso, nos modelos de comunicado sem boleto é possível apresentar para um devedor até seis contratos/débitos, desde que sejam incluídos no mesmo dia pelo mesmo credor. Nos comunicados com boleto é possível informar somente um contrato/débito.

 

 

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