NOTÍCIAS

COVID-19: AÇÕES ACIA - COMUNICADO PÚBLICO.

Data: 11/04/2020

 

COMUNICADO PÚBLICO.

 

A ACIA – Associação Comercial e Industrial de Atibaia, entidade empresarial privada, sem fins lucrativos, representativa dos comércios, indústrias e empresas prestadoras de serviços associados por adesão voluntária, fundada há 71 (setenta e um) anos, vem a público esclarecer alguns pontos.

Como muitos podem pensar, não exercemos a função de organismo de estado, e por tanto nossas receitas não são oriundas de nenhuma ajuda ou aporte federal, estadual e /ou municipal.

Todos os recursos para nossa subsistência são provenientes única e exclusivamente das contribuições associativas (mensalidades) pagas por nossos associados e dos serviços de qualidade prestados a eles e à comunidade, como por exemplo:  Serviço Central de Proteção ao Crédito, Emissão de Certificados Digitais, Treinamentos  e outros tantos.

Oferecemos também orientações, informações e cursos gratuitos em várias oportunidades  para o pequeno empreendedor, não associado, colaborando desta forma para a formação de novos negócios e oportunidades.

Temos como objetivo maior representar os interesses de nossos associados, mas em um momento de crise, histórico como estamos vivendo, não podemos nos furtar do compromisso social de nos levantarmos em prol de toda a classe empresarial de nosso município.

Por tal representatividade, inclusive em esferas estaduais e federais, através da FACESP – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, estamos desde o início da crise, trabalhando arduamente na busca de interlocução com os poderes constituídos, bancos e federações parceiras para minimizar os efeitos danosos a nossa economia e para a manutenção da empregabilidade de nossos concidadãos.

Mais especificamente na esfera municipal, temos mantido um amplo diálogo com a Prefeitura da Estância de Atibaia através de seus Secretários, Diretores e principalmente com o Senhor Prefeito Saulo Pedroso,  e após o anúncio no último dia 06 de abril pelo Governo do Estado de São Paulo da manutenção do Decreto Estadual e principalmente do Decreto municipal datado de 07 de abril, que mantiveram as limitações das atividades comerciais em nossa cidade,  reforçamos este canal direto de comunicação já estabelecido antes da crise, com poder público municipal, para apresentação de pleitos setoriais que possam de maneira segura e responsável, respeitando todos os cuidados sanitários e de distanciamento, terem suas atividades flexibilizadas.

Estamos cobrando da Prefeitura da Estância de Atibaia uma agilidade maior para respostas as nossas consultas, e para que apresentem estas de uma forma objetiva e pratica, facilitando e agilizando o nosso retorno à vocês empresários.

Estas flexibilizações, caso ocorram, irão requerer de nós empreendedores uma atenção especial e maior responsabilidade operacional por parte das atividades beneficiadas, principalmente com relação à aglomeração, controle sanitário  e  circulação de pessoas.

Outro pleito oficial da ACIA - Associação Comercial e Industrial de Atibaia junto ao poder público municipal foi à flexibilização/isenção de pagamento de taxas e impostos municipais, para o qual obtivemos o comprometimento formal do Senhor Prefeito Saulo, de que até ao final do mês de abril,  fará o envio a Câmara Municipal de Atibaia, projeto de lei solicitando a liberação de pagamento de juros e multas destes encargos municipais até o final do exercício de 2020 e estudo para o parcelamento destas que ficarão em aberto. Tal medida inclui as taxas de serviços prestados pelo SAAE, que não deverá realizar cortes de fornecimento de água por igual período.

Reconhecemos o momento único e difícil que estamos vivendo com relação à preservação da VIDA HUMANA, mas não podemos nos furtar de manifestar nossa profunda preocupação com relação à manutenção das atividades econômicas locais e solicitar neste momento maior participação de todas as esferas de governo no apoio real e ágil a nós, empresários!

Somente com a união e boa vontade de todos, poderemos de alguma forma,  suportar esta crise sem precedentes, sem que ocorra uma verdadeira catástrofe econômica e uma onda de demissões em massa, o que certamente nos levará ao retrocesso irreparável a toda sociedade tanto no aspecto econômico quanto no aspecto social.

Enquanto Associação  Comercial e Industrial de Atibaia, enfatizamos que nossa maior missão neste momento é servir de interlocutor representativo entre os pequenos, médios e grandes empresários de nosso município, junto ao poder público, buscando soluções responsáveis e seguras de flexibilização de nossas atividades, alivio na cobrança de encargos e tributos e efetivação de auxílios emergenciais, para que desta forma possamos juntos superar esta crise sem precedentes.

 

Atibaia, 10 de abril de 2020.

 

Alessandro Roberto Roncoletta

Presidente – Gestão: 2020/2021

ACIA – Associação Comercial e Industrial de Atibaia

 

Caso queira, faça download desde documento em .pdf clicando aqui.




PARCEIROS