NOTÍCIAS

Movimento incentiva a compra em pequenos negócios para fortalecer a economia

Data: 09/10/2015

Movimento incentiva a compra em pequenos negócios para fortalecer a economia
 
O segmento empresarial conta com 2,7 milhões de empresas no Estado de São Paulo e representa mais de 99% do total de CNPJs.

Os pequenos negócios são a base da nossa economia. Somam mais de 10 milhões, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, além de 4,2 milhões de produtores rurais. Juntos, são eles que mais geram empregos. Isso faz muita diferença para os trabalhadores que tiveram o primeiro emprego em um pequeno negócio e para milhões de brasileiros que sustentam suas famílias a partir do trabalho em uma pequena empresa.


Neste mês, as empresas e os consumidores se mobilizam mais intensamente pela internet para participar do Movimento Compre do Pequeno Negócio. O site desenvolvido especialmente para a iniciativa (www.compredopequeno.com.br) traz todas as informações necessárias para participar, com a liderança do Sebrae. Em pouco mais de um mês, mais de 174 mil empresas foram cadastradas na página da internet.


A ação pretende usar essa força: os micro e pequenos negócios são mais de 95% do total de empresas brasileiras e respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e 52% do total de empregos com carteira assinada (mais de 17 milhões de vagas). As micro e pequenas empresas já passam de 2,7 milhões no Estado de São Paulo e representam mais de 99% do total de CNPJs.


O Movimento, que comemora também o Estatuto da Micro e Pequenas Empresas, foi preparado pelo Sebrae, que realizou semana nacional de capacitação com palestras, workshops, seminários e cursos em todos os estados. Os parceiros se aproximam de 7 mil, entre entidades, associações e empresas.


A ideia é que os empresários se cadastrem no Movimento e estampem na porta de seus estabelecimentos a mensagem de que o empreendimento é um pequeno negócio. Assim, os consumidores podem escolher o local para fazer as compras. No endereço on line, estão disponíveis para baixar o material para que o dono do pequeno negócio possa caracterizar sua empresa como participante do Movimento.


Também está disponível um gerador de campanha digital em que é possível criar uma peça publicitária com uma imagem da empresa que pode ser produzida pelo próprio empresário para distribuição nas redes sociais. Depois de cadastrado, o empreendedor também terá acesso aos cursos online do Sebrae e à agenda de ações da instituição e parceiros nos próximos meses.


O site também funciona como uma vitrine onde o consumidor encontrará a lista com os dados e a localização dos empreendimentos cadastrados. Por meio de geolocalizador, ele pode encontrar os pontos comerciais mais próximos que participam do Movimento para que possa dar preferência às micro e pequenas empresas na hora de fazer compras.


Na página, o Sebrae também listou os cinco principais motivos para comprar do pequeno negócio: está perto da sua casa; é responsável por 52% dos empregos formais; o dinheiro fica no seu bairro; o pequeno negócio desenvolve a sua comunidade; e comprar do pequeno negócio é um ato transformador.
No site, o internauta também pode acessar e ver a atualização das redes sociais do Movimento (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube).




PARCEIROS