NOTÍCIAS

Por que o PBQP-H é importante para construtoras

Data: 04/12/2013

Por que o PBQP-H é importante para construtoras

 

Em primeiro lugar, cabe uma explicação sobre o que é o PBQP-H. O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat é um instrumento do Governo Federal. Sua meta é organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva, através da qualificação de construtoras, mão de obra, fornecedores de materiais e serviços, entre outros.

 

A adesão ao PBQP-H tem como um dos grandes benefícios a possibilidade de conquista de financiamento em instituições de crédito públicas (como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil) e privadas e a participação de empreendimentos no programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal. Estes órgãos públicos têm o PBQP-H como pré-requisito para concessão de benefícios e linhas de financiamento.

 

Além disso, a adesão ao PBQP-H propicia a uma empresa participar de licitações públicas, além de proporcionar um padrão de qualidade dos empreendimentos.

 

Empresas do setor devem se formalizar e comprovar padrões de qualidade à medida que crescem para que participem dos incentivos criados pelo Governo Federal.

 

A busca por esses objetivos envolve um conjunto de ações, entre as quais se destacam: avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos.

 

Com o PBQP-H, espera-se o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, a redução de custos e a otimização do uso dos recursos públicos.

 

O objetivo, no longo prazo, é criar um ambiente de igualdade competitiva, que propicie soluções mais baratas e de melhor qualidade para a redução do déficit habitacional no país.

 

Igor Furniel é presidente da Templum Consultoria Online (www.templum.com.br).

 




PARCEIROS