NOTÍCIAS

Programa 5S Produtividade e Qualidade de Vida

Data: 12/11/2013

Programa 5S – Produtividade e Qualidade de Vida

por Ulrich Hermann Schneesche

 

A ferramenta 5S tem a sua origem no Japão e foi aplicada na década de 50, logo o após 2ª guerra mundial para reconstrução daquele país.  A denominação 5S foi dada devido ao nome de suas cinco atividades principais, iniciadas com a letra ”S”, em japonês.

As cinco palavras seus significado são:

SEIRI                  -      Senso de Utilização

SEITON             -      Senso de Organização

SEISO                -      Senso de Limpeza

SEIKETSU         -      Senso de Higiene e Saúde

SHITSUKE        -       Senso de Autodisciplina

Conforme o Japão foi se reerguendo e se transformando em potencia mundial, organizações de outros países começaram a observar e mostrar interesse em conhecer as ferramentas gerenciais utilizadas que justificassem ganhos de produtividade tão elevados. Desta forma, o 5S foi adotado por várias organizações no mundo, tornando-a base de seu modelo de gestão.

A ferramenta do 5S foi criada com principal objetivo de proporcionar um ambiente de trabalho adequado e aumentar a produtividade, mas outros benefícios são rapidamente identificados.

Apesar da ferramenta 5S existir desde a década de 50 no Japão e ser conhecida no ocidente há pouco mais de 30 anos, poucas empresas conhecem-na.

É comum observarmos empresas com dificuldades para resolver muitos problemas gerenciais sem ter encontrado ainda esta ferramenta de fácil absorção e aplicabilidade, além do viés altamente econômico que ela apresenta.

O 5S não é uma ferramenta que demanda um simples treinamento de todos os funcionários, resultando em sua na implantação automática. Ele está posicionado como uma ferramenta de gestão de processos e de melhoria contínua, requerendo para tanto planejamento, implantação, acompanhamento e correção de desvios que se apresentem.

O 5S torna as empresas mais eficientes e competitivas, beneficiando os funcionários com um meio-ambiente adequado, além de melhorar a produtividade e, simultaneamente, a qualidade de vida.




PARCEIROS